Fermento Natural

Faça seu próprio levain, que é uma opção de fermento mais saudável e que pode ser usada em uma série de preparos

Recentes

Rende: 1 fermento

Tempo de preparo: 7 dias

O fermento natural, também conhecido como massa madre ou levain, é uma mistura de farinha e água que captura as leveduras e bactérias presentes no ambiente. Esse fermento pode ser criado em casa, a partir de uma combinação específica dos dois ingredientes.

Além de dar mais sabor a pães, pizzas, panquecas, bolos e outros pães, as massas feitas a partir de fermentação natural são mais saudáveis porque têm menos aditivos químicos, possuem menor índice glicêmico e contam com a presença de probióticos, que melhoram a saúde do sistema digestivo e fortalecem a imunidade.

Se todos esses benefícios deixaram você animado a criar seu próprio fermento, a gente explica o passo a passo de como fazer em casa: 

Dia 1: Faça o Levain

Em um bowl, misture 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo com ¼ de xícara (chá) de água morna. Mexa com um garfo até atingir uma consistência homogênea.

Em seguida, cubra o recipiente com filme plástico e deixe repousar em um ambiente aquecido, com temperatura entre 24 e 27ºC, por 24 horas.

Dia 2:  Bolhas

No dia seguinte, observe se surgirem bolhas na superfície da mistura. A presença delas é um bom sinal, pois indica que a fermentação está acontecendo dentro do esperado.

No entanto, não se preocupe se não notá-las imediatamente, pois é possível que tenham se formado e se dissolvido durante a noite. Mantenha o bowl em temperatura elevada por mais 24 horas.


Durante o processo de criação do fermento, pode aparecer um líquido escuro. Se isso acontecer, é aconselhável descartá-lo, juntamente com qualquer parte do fermento que tenha perdido a cor.

O aparecimento desse líquido também pode ser um sinal de que o fermento precisa ser alimentado. 

Dia 3: Alimente o seu Fermento Natural

Com uma colher, retire aproximadamente metade do fermento do bowl e descarte. Caso contrário, seu fermento ficará muito volumoso  A essa altura, a consistência da massa estará bastante elástica.

Acrescente a mesma quantidade de farinha e água morna usada para fazer o fermento e misture com um garfo até obter uma mistura homogênea.

Cubra o bowl e deixe descansar em local aquecido por mais 24 horas.

Dias 4, 5 e 6: Continue alimentando o fermento

Nos dias seguintes, repita o processo de alimentação do seu fermento. À medida que o fermento começa a se desenvolver, o volume aumenta e bolhas se formam na superfície. Quando o fermento “murchar”, é hora de alimentá-lo novamente. Transfira o preparo para um bowl maior, se achar necessário. 

Dia 7: Seu Fermento Nasceu!

A esta altura, seu fermento já deve ter dobrado de tamanho. Ele vai apresentar muitas bolhas, grandes e pequenas. A textura agora será esponjosa e fofa. Também deve ter um cheiro agradável.

A última etapa é transferir o fermento para um frasco bonito e limpo, com tampa, e a partir de agora conservá-lo na geladeira.

Pronto! Agora você tem o fermento natural pronto para ser usado! Na hora em que for usar em receitas, é importante saber que ele representa cerca de 20% do volume da receita. Quando for usá-lo, é importante lembrar de tirar da geladeira na véspera e alimentar o levain após o uso.

Crédito | Foto Shutterstock

Recomendados para você