Volta às aulas com saúde

Sugestões de como montar opções de lanche saudáveis para a volta às aulas

Mais recentes

Lancheira caprichada

Na correria do dia a dia, é um desafio pensar em opções de lanches saudáveis, que sejam práticos de preparar e que ainda agradem às crianças.

Para ajudar as famílias nessa dura missão, reunimos algumas dicas sobre como montar uma lancheira equilibrada, tornando o retorno à escola mais tranquilo, saudável e saboroso para as crianças e os pais.

Combinação infalível

Uma combinação equilibrada e saudável pode ser composta por fruta ou legume, carboidrato, proteína e água. É só variar os ingredientes seguindo essa receita, apostando em queijos, frios, pães, bolachas e bolos caseiros.

Varie nas frutas

Inclua frutas práticas. Elas podem ser fáceis de descascar, como bananas, ou fáceis de serem consumidas com casca, como uvas, maçãs e peras. Para variar, aposte em saladas de frutas em alguns dias.

Aposte nos legumes

Tiras de pepino e cenoura ou tomates-cereja são opções saudáveis e práticas para o lanche. Esses alimentos podem ser consumidos sem tempero ou apenas com um pouco de sal. Caso queira, prepare um molho leve com iogurte, grão de bico (hummus) ou ricota para tornar o lanche mais saboroso.

Os melhores carbos 

Escolha pães, bolos e biscoitos integrais, que além de saborosos promovem maior sensação de saciedade. Os biscoitos de arroz são boas opções também. 

Além do queijo

Não esqueça de incluir no lanche uma dose reforçada de proteína. Leite e seus derivados, como iogurte, queijo branco, ricota e requeijão sempre resolvem e estão entre os itens preferidos das crianças. Mas patês caseiros de frango ou atum são excelentes opções também. 

A importância da hidratação

Certifique-se de incluir água na lancheira. Uma garrafinha “divertida” pode incentivar a criança a se hidratar mais. Lembre também que é importante abastecer novamente a garrafa quando ela esvaziar. Para o momento do lanche, a água de coco é uma excelente opção.

O melhor jeito de levar o lanche

Além de pensar nos alimentos que compõem o lanche que vai à escola, é importante transportá-lo da forma correta, garantindo a segurança alimentar – visto que muitos são perecíveis. Veja algumas dicas de como fazer isso:

Utilize recipientes herméticos para separar diferentes tipos de alimentos e evitar vazamentos.

Invista lancheiras térmicas para manter a temperatura dos alimentos. Também é importante que a lancheira seja grande o suficiente para acomodar os alimentos de forma organizada. 

– Mantenha os alimentos perecíveis, como frios, separados de frutas e outras comidas para evitar a transferência de odores e sabores.

– Se o lanche tiver frutas frescas, corte-as em pedaços pequenos antes de embalar. Isso facilita o consumo e reduz a exposição ao ar, ajudando a preservar a frescura.

Dessa forma, você garantirá que os lanches estejam frescos e seguros quando chegar à escola.

Crédito | Foto Shutterstock



Recomendados para você