Hidratação e frescor

Frutas, saladas, iogurtes, chás, sucos naturais, água de coco, água saborizada... Mantenha-se hidratado no verão com muito sabor e leveza

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Manter-se hidratado é fundamental para a saúde e o bem-estar, especialmente no verão, quando perdemos mais líquidos por meio da transpiração. A desidratação pode provocar sérios problemas de saúde e até levar à morte.  Por isso, a hidratação é essencial para manter o organismo saudável.

E podemos ainda contar com a ajuda de alimentos sólidos e líquidos na hora de hidratar o corpo. Algumas frutas e vegetais têm esse poder, já que contam com alto teor de água em sua composição, a exemplo de uma salada com folhas, pepino, rabanete e repolho.

A hidratação…

  •  Mantém a temperatura corporal equilibrada, evitando o superaquecimento;
  •  Evita problemas relacionados à desidratação, como dores de cabeça, tonturas e até sintomas mais graves;
  •  Melhora o desempenho físico, já que colabora diretamente para a saúde do corpo, evitando sensação de fraqueza;
  •  Ajuda na digestão. Um organismo hidratado tem mais facilidade de “quebrar” os alimentos ingeridos;
  •  Colabora para a perda de peso, porque promove sensação de saciedade, acelera o metabolismo e elimina toxinas;
  •  Previne cálculos renais e colabora para o bom funcionamento do intestino.

ALIMENTOS QUE HIDRATAM

É claro que, a depender do modo de preparo e da variedade, a quantidade de água presente na composição de cada alimento pode variar. Mas, de maneira geral, alguns vegetais e bebidas colaboram diretamente para manter a hidratação nos dias mais quentes do ano. 

Veja a lista de alguns alimentos que hidratam:

Frutas

  • Melancia
  • Manga
  • Abacaxi 
  • Morango 
  • Limão 
  • Pêssego 
  • Maçã 
  • Grapefruit 
  • Pera 

Verduras

  • Alface
  • Abobrinha 
  • Pepino 
  • Tomate 
  • Repolho
  • Couve-flor 
  • Brócolis 
  • Espinafre 
  • Cenoura 

Outros

  • Água de coco 
  • Chás 
  • Sucos naturais 
  • Iogurtes
  • Smoothies
  • Sopas

Aproveitar o verão com sabor é possível, basta usar a criatividade e consumir diariamente alimentos que fazem parte dessa lista. A dica é evitar o consumo de produtos ultraprocessados ou muito açucarados.

BEBA ÁGUA

Setenta por cento do nosso organismo é composto por água. Considerando essa informação, podemos entender a importância de consumir esse líquido com frequência. De forma geral, no entanto, não existe padrão para a ingestão diária de água, mas, segundo especialistas, não devemos esperar sentir sede, já que boca seca pode ser um sinal inicial de desidratação. O ideal, portanto, é beber água várias vezes ao longo do dia.

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ÁGUA SABORIZADA

Aromatizar ou saborizar a água é uma forma de variar o consumo e evitar as bebidas ultraprocessadas. Além de refrescante, ela mantém as propriedades dos ingredientes 

adicionados e, por isso, é nutritiva e saborosa.

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Dicas

  •  Frutas, legumes, ervas e especiarias, frescas ou congeladas, podem ser usadas para conferir sabor e refrescância à água;
  •  Coloque também bastante gelo, não acrescente açúcar e deixe descansar por, pelo menos, 30 minutos antes de servir;
  •  Experimente ingredientes e combinações diferentes e descubra novas possibilidades para a água saborizada.

Crédito | Fotos Shutterstock

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