Chocolate, Amado Por Todos

Conheça alguns fatos e curiosidades sobre esse verdadeiro sinônimo de felicidade

Mais recentes

Chocolate e Sua Rica Origem

chocolate

 

O chocolate é um ingrediente amado por muitos e com uma história rica e interessante. Originário das Américas, era usado pelos antigos povos maias e astecas em cerimônias religiosas e como moeda de troca. Com a chegada dos europeus aqui, o chocolate foi levado para o velho continente e, aos poucos, ganhou popularidade em todo o mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), o consumo do produto aumenta em até 29% durante o inverno.

 

Faz Bem!

Independentemente da cor, o chocolate é rico em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcaloides, polifenóis e os famosos antioxidantes.  Então, sim, o chocolate, desde que consumido de forma moderada (claro!), oferece vários benefícios para a saúde:

– Fornece energia para o organismo;

– Ajuda a controlar a fome;

– Promove sensação de bem-estar;

– É um alimento rico em nutrientes;

– Colabora para a saúde do coração;

– Melhora a função cerebral; 

– Estimula o sistema nervoso central;

– Previne o câncer e o envelhecimento;

– Reduz o estresse e a ansiedade;

– Melhora a qualidade do sono.

chocolate 2

 

Quanto Mais Amargo, Melhor

Para obter os benefícios do chocolate, o ideal é optar pela versão amarga. Quanto maior a concentração de cacau, menos gorduras e açúcar adicionados, mais nutrientes e antioxidantes presentes. A versão com 70% de cacau ou mais fornece ferro, cálcio, magnésio, zinco e fósforo, além de flavonoides e polifenóis. Por outro lado, o chocolate ao leite e o chocolate branco devem ser evitados. O primeiro, porque é rico em gordura e açúcar; e o segundo, porque é feito com manteiga de cacau.

 

Chocolate com morango

Fondue Mais Popular

Se hoje a fondue de chocolate é o mais consumido no mundo, diz a lenda que a iguaria foi criada na Suíça e a primeira receita, publicada em um livro de culinária, data de 1699. No entanto, tratava-se do fondue de queijo, feito com gruyère e emmental. Foi apenas na década de 1950 que um chef dos Estados Unidos, chamado Conrad Egli, criou a receita doce, feita com chocolate, que tornou-se tradição no inverno. Servida com frutas variadas, leva poucos ingredientes (basicamente chocolate e creme de leite), mas há versões com conhaque, por exemplo, para aquecer ainda mais.

 

Chocolate branco é chocolate?

Por ser feito com manteiga de cacau, há quem diga que chocolate branco não é chocolate. Isso porque a manteiga é resultado da extração da gordura vegetal das amêndoas do cacau. No entanto, segundo uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o tipo branco se encaixa na definição de chocolate se tiver, pelo menos, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau. Mas, atenção: a mistura de gordura e açúcar, que dá origem ao chocolate branco, é mais calórica e oferece menos benefícios para o organismo. 

 

Chocolate com Frango

SALGADO

Chocolate com frango?

O mole poblano é um prato mexicano originário da cidade de Puebla. Sua origem remonta ao século XVI, quando freiras criaram um molho complexo e saboroso para servir com carne. É feito com pimentas, chocolate, especiarias e outros ingredientes, resultando em uma combinação única de sabores doce, picante e salgado. Sua preparação é demorada e trabalhosa. O prato é servido com carne de frango ou peru e possui muitas variações regionais no México. Apreciado em ocasiões especiais, é reconhecido internacionalmente como um prato emblemático da culinária mexicana.

 

Cacau

 

Onde Tem Mais Cacau?

A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo. O país, que tem pouco menos de 27 milhões de habitantes, produz cerca de 42% de toda a produção mundial da fruta – em torno de 2,2 milhões de toneladas por ano. No ranking dos maiores produtores do mundo, o Brasil aparece em sétimo lugar, com quase 270 mil toneladas produzidas anualmente. Por aqui, Bahia e Pará são os estados com mais plantações de cacau e respondem por quase 95% da produção nacional.

Mapa do Cacau

Você Come Muito Chocolate?

Segundo pesquisas, a Suíça é o país que mais consome chocolate no mundo. Um levantamento da Statista, empresa que estuda o comportamento do consumidor na Europa, revelou que o cidadão suíço come cerca de 11 kg de chocolate ao ano. Enquanto isso, no Brasil, o consumo médio per capita é de 2,6 kg pelo mesmo período. Pode parecer bastante, mas não é. Segundo o Ministério da Saúde, para obter os benefícios do chocolate, 30 gramas por dia são suficientes. Fazendo as contas, portanto, o nosso consumo deveria girar em torno de 11 kg anuais por pessoa, como ocorre na Suíça.

Crédito | Fotos Shutterstock

Recomendados para você