Alimentos que trazem prosperidade

Conheça a tradição por trás das comidas que dão sorte na virada do ano e inspire-se para uma ceia saborosa e com boas energias

Mais recentes

Para ter sorte em 2024

A chegada do Ano Novo simboliza renovação, novos começos e a promessa de oportunidades inexploradas. Celebrar esse ciclo ao lado de pessoas queridas é essencial para iniciar o ano com o pé direito, uma vez que a data é permeada por tradições, superstições e muitos rituais que buscam assegurar um ano repleto de paz, harmonia e realizações.

Dentre os diversos rituais da virada do ano, a preparação de alimentos é algo que ganha proporções significativas, com o uso de ingredientes considerados símbolos de prosperidade e que são consumidos em diversas culturas. Essa tradição alimentar é seguida em muitas partes do mundo, com alimentos que além de satisfazer os estômagos festivos, prometem atrair boas energias e sorte para o ano que se inicia. Há também os pratos que são proibidos por trazer má sorte.

Alimentos que dão sorte

Lentilhas

Comuns em diversas culturas, as lentilhas são associadas à prosperidade financeira. Seu formato, semelhante a moedas, simboliza riqueza e abundância. Assim, consumir pelo menos uma colher de sopa de lentilhas revela-se como o segredo para um ano repleto de fartura. Elas também podem ser incorporadas ao arroz, outro símbolo de abundância e fertilidade, ou ainda preparadas como um purê de lentilhas, seguindo técnicas praticamente idênticas às do purê tradicional.

Uvas

Consumir doze uvas à meia-noite, uma para cada badalada do relógio, é uma tradição em muitas culturas latino-americanas, que promete trazer prosperidade e paz. Cada uva representa um mês do ano, sendo um gesto simbólico de boa sorte para cada mês que se inicia. Após comer as uvas, é importante guardar os caroços na carteira durante todo o ano, assim como a tradição brasileira das romãs.

Peixe

O peixe, por nadar para frente, é considerado um símbolo de progresso e avanço na vida. Sua presença na ceia de Ano Novo é associada à prosperidade.

Porco ou Leitão

Em diversas culturas, o porco é associado à abundância e ao progresso. Sua carne é apreciada em muitas mesas de Réveillon ao redor do mundo, simbolizando um ano farto e próspero. Na culinária brasileira, o leitão à pururuca é uma escolha clássica.

Romã

Em algumas culturas do Oriente Médio, a romã é vista como um símbolo de fertilidade, prosperidade, abundância e vida eterna.A tradição da simpatia com romã no Ano Novo está intimamente ligada ao Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, marcando o início de uma nova fase no ano que se inicia. Conforme a tradição, é recomendado guardar três sementes secas de romã. Contudo, é importante lembrar: essas sementes devem permanecer na carteira ao longo de todo o ano.

Arroz e Grãos Integrais

Em diversas culturas asiáticas, o arroz e outros grãos integrais são símbolos de prosperidade e abundância. Pratos como arroz frito, risoto ou mesmo grãos integrais cozidos são apreciados na virada do ano.

Folhas Verdes

Vegetais de folhas verdes, como couve ou espinafre, são associados à fortuna financeira. Sua cor, lembrando o verde do dinheiro, é vista como um atrativo de riqueza. Nesse caso, pode-se preparar a ceia com muitos alimentos verdes, atraindo boas energias.

Maçã

Símbolo de sucesso e do amor, a fruta é incorporada às celebrações de Ano Novo com o intuito de atrair conquistas positivas e felicidade. Para isso, basta dar uma mordida em uma maçã bem vermelha à meia-noite. Essa prática é vista como um gesto para garantir boas energias no novo ciclo que se inicia.

Alimentos que trazem má sorte

Aves

Alimentos como peru, chester e frango são aconselhados a serem evitados durante a semana e a virada do ano. A razão para essa recomendação reside no fato de que essas aves, devido ao seu comportamento de ciscar para trás, simbolizam o retrocesso.

Frutas com espinhos

A crença relacionada às frutas com espinhos carregam um simbolismo negativo para esta época, pois os espinhos evocam a ideia de obstáculos a serem superados. Como ninguém deseja enfrentar dificuldades ou situações “espinhosas” no novo ano, é aconselhável deixar de fora da ceia do dia 31 frutas que possuem como abacaxi, pitaia e lichia.

Crédito | Foto Shutterstock

Recomendados para você