A Arte de Receber Bem

À mesa, a presença de alguns itens é capaz de transformar a experiência gastronômica

Mais recentes

Eles fazem a diferença

Aprenda como realizar a arte de receber bem seus convidados. Para além do preparo, a forma de servir os alimentos e as bebidas é um carinho que transmite sensação de cuidado. Taças, pratos, talheres, utensílios, acessórios, toalhas, guardanapos e itens decorativos enchem a mesa (e as refeições) de charme e sofisticação. Além disso, as escolhas corretas conferem praticidade e qualidade na hora de compartilhar momentos com amigos e familiares.

Taças

Importantes na hora de compor uma bela mesa, as taças são essenciais para servir diferentes tipos de bebidas, como água, suco e vinho, por exemplo. Além disso, elas também são capazes de embelezar a mesa posta. Existem diferentes tipos de taça. Mas você deve disponibilizar somente as que fazem sentido de acordo com as bebidas que serão servidas. A taça de água é um item que não pode faltar, afinal, essa bebida é universal e não tem nenhum tipo de restrição.

Já em relação às taças para os vinhos, há variações importantes:


– Os tintos, de maneira geral, devem ser servidos em taças com bojo largo. Que favorecem os aromas e reforçam o sabor da bebida.
Taças menores são ideais para os brancos e os rosés, já que têm menos volume e, por isso, evitam que o vinho esquente.}
Os vinhos doces, ou de sobremesa, ficam melhores se servidos em recipientes pequenos. Pois não devem ser consumidos em grandes quantidades.
Existe um tipo de taça universal que, de forma geral, serve para qualquer tipo de vinho. É a taça ISO, muito usada em degustações técnicas.

Na temperatura ideal 

Quem aprecia um bom vinho sabe que, na hora de servir, a temperatura da bebida é um diferencial capaz de transformar a experiência positiva ou negativamente. Refrescantes, espumantes, brancos e rosés devem ser servidos a baixas temperaturas, normalmente entre 6 °C e 12 °C. 

Já para os tintos, o ideal é que estejam entre 14 °C e 18 °C. No inverno, a depender do tipo de vinho e da região do país, o serviço pode ser feito em temperatura ambiente. Nas regiões mais quentes, no entanto, uma adega climatizada é uma excelente aquisição para manter a bebida na temperatura ideal.

Acessórios e utensílios

Alguns acessórios e utensílios são essenciais para atingir diferentes objetivos. No caso dos vinhos, saca-rolhas, corta-gotas, bombas para fechar a garrafa e cortadores de lacre colaboram para garantir a qualidade do serviço e, claro, da bebida. Isso serve também para os alimentos. 

O fondue, por exemplo, deve ser servido quente e, para isso, uma panela elétrica com controle de temperatura é capaz de garantir uma boa experiência gastronômica. Independentemente se o prato é salgado ou doce. Vale a pena, ainda, investir em talheres funcionais, como as facas para queijo. Dica de ouro: corte o queijo somente na hora de servir.


Bazar Imperatriz

Alguns produtos e eletrodomésticos que podem ajudar na arte de servir melhor

Adega Midea 24 garrafas 

Iluminação em LED branco e acabamento em inox, além de moderno painel touch com o controle de temperatura e trava painel. Seu baixo nível de ruído e gás refrigerante ecologicamente correto completam os diferenciais da adega.

 

Adega Climatizada Brastemp BZC12

Pensada para quem não abre mão de servir um bom vinho na temperatura ideal. Com capacidade para 12 garrafas e dimensões compactas, conta com iluminação interna de LED e Controle Eletrônico Touch Sensor com display de temperatura.

 



Taça Nadir 385 ml Barone e Taça Nadir 580 ml Vinho

Possuem acabamento premium e refinado, com bojo amplo, ideal para uma melhor oxigenação e borda  mais fechada, que preserva e concentra o aroma da bebida.

 

A arte de receber bem

 

Panela Elétrica para Fondue Oster

Com 1000W de potência, possui 4 níveis de temperatura e função Manter Aquecido. Acompanha 8 garfos.

 




Saca-rolha Yangzi Premium Color 

 

Jogo de Facas Yazi para Queijo. Inox e Madeira, 15 cm, com 3 Peças

 

Kit vinho Oster Inspire

Abridor elétrico, cortador de lacres, anel antigotas, bomba a vácuo para fechar a garrafa.

Clique aqui para ver as opções de Casa e Bazar à venda no Imperatriz.

Crédito | Fotos Shutterstock e Divulgação 

Recomendados para você