Uruguai, Nosso Charmoso Vizinho

Boa gastronomia, vinhos e paisagens urbanas com praia

Mais recentes

Montevidéu é um ótimo ponto de partida para o turista

Uruguai, nosso pequeno e charmoso vizinho

O Uruguai é um destino turístico para ser visitado o ano todo. Quando se fala em turismo, engana-se quem pensa que tamanho de território é sinônimo de quantidade de atrações a serem visitadas. Segundo menor país da América do Sul – fica atrás apenas do Suriname -, o Uruguai reúne, em seus pouco mais de 173 mil quilômetros quadrados, uma variedade de pontos turísticos a serem visitados e uma rica gastronomia a ser desfrutada.

Montevidéu, a capital, é um ótimo ponto de partida. A Ciudad Vieja concentra praças, monumentos históricos e museus. A Plaza Independencia e o monumento ao general José Gervasio Artigas, que liderou a independência uruguaia, são pontos obrigatórios. De lá é impossível não notar o Palácio Salvo. O prédio de 1928, desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, possui 27 metros e foi a torre mais alta da América do Sul por muitos anos. Suas formas ecléticas o tornaram um símbolo da cidade.  É possível conhecer mais sobre o prédio e a história da família que o construiu por meio de visitas guiadas. E lá do alto, ter uma deslumbrante visão da capital uruguaia.

Plaza Independencia: monumento ao General Artigas e vista privilegiada para o Palácio Salvo

Já o Museu Torres Garcia , que também fica na parte velha de Montevidéu, abriga as obras do maior nome das artes plásticas do país, Joaquín Torres Garcia. São quatro andares de muitas obras de arte, dois dedicados ao trabalho de Torres, dois que abrigam exposições temporárias. Se tiver tempo, não deixe de conferir.

Delícias locais do Uruguai

Assim como a vizinha Argentina, o Uruguai fez da carne assada sua principal atração gastronômica. A versão mais tradicional do churrasco uruguaio – chamado de asado – é feita em parrillas com lenha. Na grelha, não podem faltar, além de cortes de carne, partes como rins e intestino do boi, além de queijos e legumes como o pimentão. A morcilla – um embutido que leva sangue em sua composição – é outra iguaria nacional.

O Mercado del Puerto é uma boa dica de local onde o turista vai poder ter noção da gastronomia do Uruguai, também famosa pelas empanadas e pelo dulce de leche.

Extensa Praia

É ao longo dos 660 quilômetros de costa uruguaia que estão localizados alguns dos cartões-postais uruguaios. Além da capital, duas das cidades mais famosas do país estão no litoral: Punta del Este e Colonia del Sacramento. Punta é famosa pelos cassinos e pela vida noturna, já Colonia é um destino para os fãs de arquitetura e história, pois concentra muitos edifícios coloniais. Ambas estão a algumas horas de Montevidéu.

A badalada Punta del Este

Produção vinícola do Uruguai

O Uruguai é conhecido por sua produção vinícola de alta qualidade e tem na uva Tannat a sua variedade mais emblemática (confira aqui a seleção de vinhos uruguaios à venda no Imperatriz). Apesar da origem francesa, foi nesse país da América do Sul que a uva ganhou notoriedade. No Uruguai, o vinho também é conhecido como Harriague, em uma alusão ao nome do produtor que levou a variedade ao país.

Tannat, a uva símbolo do Uruguai

O Tannat é um vinho encorpado, rico em taninos. Sua produção se concentra na região de Canelones, perto de Montevidéu, e também na região de Colonia. O Uruguai também produz outras variedades, como Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

Ao visitar o Uruguai, você pode explorar as vinícolas locais, fazer degustações de vinhos, aprender sobre o processo de produção e desfrutar da bela paisagem vitivinícola. Existem várias rotas do vinho, que oferecem experiências enogastronômicas únicas.

Quando ir?

O Uruguai tem um clima temperado, com verões quentes e úmidos e invernos suaves. A alta temporada turística ocorre durante o verão (de dezembro a março), quando as praias ficam cheias. No entanto, o país pode ser visitado durante todo o ano. Atrações não faltam!

Crédito | Fotos Shutterstock

Recomendados para você