Espanha, Flamenco e Paella

No país ibérico, a música e a dança encontram a tradição regional dos pratos vibrantes para aguçar os sentidos

Mais recentes

Conheça a Espanha

Viajar para a Espanha é, sem dúvidas, uma experiência incrível para quem aprecia atrações culturais, lugares históricos e comida de qualidade. Afinal, um dos países mais visitados do mundo reúne tradição e modernidade e é um verdadeiro caldeirão cultural, onde as tradições regionais são mantidas com orgulho, mas não falta espaço para novos visitantes. 

Espanha

Museu a Céu Aberto

Quando pisamos em solo espanhol, com destaque para cidades como Madrid, Sevilla, Granada e Barcelona, o que vemos é uma verdadeira exposição artística a céu aberto. A começar pelo Palácio Real, passando pelas construções medievais e góticas e pelas impressionantes obras de Antoni Gaudí, como o Templo da Sagrada Família e o Parque Güell, é impossível ficar indiferente à riquíssima arquitetura espanhola.

A história da Espanha se confunde com as construções que podem ser vistas livremente pelas ruas das principais cidades e que representam uma mistura de influências, dos romanos aos árabes. Conhecer a arquitetura espanhola é vivenciar um testemunho da miscigenação cultural, uma jornada que celebra a criatividade e a capacidade de se adaptar, ao longo dos séculos, às diferentes influências, épocas e estilos arquitetônicos.

Festa, Música e Dança

O povo espanhol adora festa, música e dança. Certamente, uma das celebrações mais curiosas é a Tomatina – uma guerra de tomates que acontece sempre em agosto e reúne milhares de pessoas em Buñol, perto de Valência. Vale lembrar, ainda, das touradas mundialmente famosas e que, embora estejam perdendo prestígio ano a ano, continuam atraindo grandes públicos país afora.

Já o flamenco, uma das expressões artísticas mais emblemáticas da Espanha, combina dança, música, canto e poesia. Ele transmite paixão e emoção com a intensidade peculiar do povo espanhol. A dica para quem vai ao país é: assista a uma apresentação de flamenco! Os locais em que se realizam os shows são chamados de tablaos e têm um grande apelo popular. Por isso, há opções que atendem a todos os bolsos.

Influências

A mesa é uma atração à parte e merece uma atenção especial de quem vai à Espanha. A tradição culinária do país remonta a séculos de influências culturais – é simples, saborosa, colorida e aromática. Por lá, a alimentação inspirada nos hábitos das regiões mediterrâneas desempenha um papel fundamental na cozinha e prioriza ingredientes naturais frescos, grãos integrais, sementes e proteínas, como peixes e frutos do mar. Geralmente, a cozinha mediterrânea é associada ao equilíbrio e à saúde.

Alguns pratos são praticamente obrigatórios, e o primeiro deles é a paella, criada por camponeses entre os séculos XV e XVI. Naquela época, usavam-se os ingredientes disponíveis, basicamente arroz, feijão-verde, carne de frango, coelho ou pato, tomate, açafrão e especiarias. Com o tempo, a receita foi ganhando toques de sofisticação e conquistando paladares exigentes pelo mundo. Hoje, se a paella mais conhecida é a que leva frutos do mar, é válido ressaltar que existem receitas com carne de porco, bacalhau e até à base de vegetais. Sendo assim, não há desculpas para ir à Espanha e não saborear esse prato tão tradicional.

OLHO: Tradição e modernidade: o caldeirão cultural onde os costumes são mantidos com orgulho

Salir de Tapas

A expressão “salir de tapas” é bastante popular na Espanha e quer dizer ir de bar em bar para beber alguma coisa e comer as tradicionais tapas, pequenas porções de comida ou de petiscos. Batatas fritas com molho picante, anéis de lula empanados, tortillas, croquetes, queijos, azeitonas e embutidos são algumas tapas bastante comuns nos bares espanhóis.

Omelete de Batatas

A tortilla espanhola é, na verdade, uma espécie de omelete de batatas com ovos. É uma comida versátil, que pode ser consumida no lanche, como entrada, em pratos principais e até em sanduíches. A simplicidade do preparo com poucos ingredientes e o sabor incrível fizeram desse prato um dos mais tradicionais da Espanha, atualmente apreciado em vários países ao redor do mundo.

Sopa Fria

Especialmente popular nos meses mais quentes do ano, o gazpacho é uma sopa feita à base de tomate, pepino, pimentão, azeite e temperos. É servido frio, acompanhado de pão ou croutons, e é leve e nutritivo. Na Espanha, o ditado “Con mal vinagre y peor aceite, buen gazpacho no puede hacerse” (“Com vinagre e azeite ruins, não se pode fazer um bom gaspacho”) ressalta a importância de se usar bons ingredientes no preparo.

Crédito | Fotos Shutterstock