Cuca da Vó Ida

Artesanal, a receita alemã preparada com a ajuda dos netos virou um sucesso e hoje é vendida na padaria da Rede Imperatriz

Mais recentes

Receita de família

Quando era criança, Paulo Cesar Neckel passava os finais de semana na casa da avó, Dona Ida, perto de Santo Amaro da Imperatriz (SC), onde nasceu. A lembrança daquele tempo é doce e tem sabor de cuca de banana – receita tradicional alemã que a matriarca fazia questão de preparar com a ajuda dos netos. “Ela sempre estava esperando nossa chegada no portão e aí nos levava para tirar o leite da vaca, colher as bananas e os ovos de galinha no quintal”, relembra o neto saudoso.

Hoje, Paulo tem 60 anos e há 13 trabalha na Central de Produção do MundialMix, para onde levou a cuca com memória afetiva da Vó Ida. Ele conta que: “Certa vez, em um dia normal de trabalho, me perguntaram se eu conhecia uma receita de cuca artesanal. Foi então que me lembrei daqueles momentos da infância e da minha avó”.

Por sorte, quando Dona Ida faleceu, o livro de receitas foi parar nas mãos de Lorena, mãe de Paulo, que deu continuidade à tradição com cuca aos finais de semana e, claro, nas reuniões festivas da família. Foi do livro da avó que o colaborador importou a receita alemã.

Hoje, a Cuca de Banana da Vó Ida é um sucesso. Em média, são vendidos entre 5 mil e 6 mil pedaços de 500 g por mês e tudo é feito na Central de Produção, junto com outras preparações da padaria. Até hoje, a produção da cuca é artesanal e tem sabor de afeto.

Cuca de banana com farofa

Ingredientes

Massa
4 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
4 ovos
100 g de manteiga
150 ml de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
Cobertura
200 g de banana-prata
300 g de farofa doce

Farofa doce
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres de manteiga

Preparo

Massa
Em uma tigela, misture a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e bata até formar uma farofa úmida. Acrescente os ovos e bata novamente. Incorpore a farinha aos poucos, intercalando com o leite e, depois, adicione o fermento. Mexa delicadamente. Transfira para uma assadeira untada.
Cobertura
Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 °C. Sobre a massa, coloque rodelas de banana, cubra com uma farofa doce (receita abaixo) e leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Farofa Doce
A farofa doce é feita, aproximadamente, com uma xícara de farinha de trigo, a mesma quantidade de açúcar e duas colheres de manteiga. Mas Paulo aconselha que os ingredientes sejam misturados gradativamente, com as mãos, até se obter a consistência de farofa. Fazendo dessa forma, a quantidade de um ou de outro pode variar.

TEM NO IMPERATRIZ

Clique aqui para encontrar a cuca fresquinha na padaria do Imperatriz.

Crédito | Foto Divulgação

Recomendados para você