Camille Reis e sua Receita de Família

Risoto de Brie com Medalhões na Páprica

Mais recentes

Tradição à mesa 

Receita de Família

Quem resiste ao cheirinho de comida de mãe de uma receita de família? E se for com família reunida em torno da mesa, então, não há quem passe indiferente. Comidinha materna e refeição em família sempre fizeram parte da vida da jornalista e apresentadora Camille Reis. A mãe, Dona Maria Cristina, dedicou-se  a cuidar dos três filhos enquanto eram crianças e a hora do almoço sempre foi um momento de alegria.

É por isso que, desde a infância, as refeições são, para Camille, muito mais do que a hora de comer  — o sabor caseiro, o cuidado da mãe e a troca de afeto marcaram a relação dela com a alimentação desde sempre e para sempre. Não por acaso, hoje, aos 43 anos, casada e mãe de duas crianças (Bernardo, 7 anos, e Alice, 5), ela faz questão de manter a tradição de reunir a turma em volta da mesa.

Com emoção, a jornalista se sente orgulhosa por receber elogios da mãe: “Ela, que sempre foi uma cozinheira de mão cheia, costuma dizer que eu herdei esse dom. Quando eu cozinhava todos os dias para as crianças, ela me elogiava porque eu fazia receitinhas diferenciadas, com bastante tempero e muito amor”.

Rotina de Camille

Atualmente, cozinhar todos os dias não é mais possível devido à rotina corrida. Mas as tradicionais refeições em família com a deliciosa comidinha de mãe estão mantidas. A especialidade? Risotos. “Eu gosto de ir para a cozinha em ocasiões especiais, gosto de cozinhar para a família e para os amigos. A Alice adora o meu risotinho, como ela mesma costuma chamar”, revela.

As crianças, inclusive, não só amam as refeições pré-paradas pela influenciadora como também ajudam na hora do preparo. E a receita queridinha da turma é a de Risoto de Brie com Medalhões na Páprica. Segundo Camille, esse é um prato fácil de fazer, mas que tem um toque de cozinha internacional e deixa os momentos em família, quando todos se reúnem ao redor da mesa com cheirinho de afeto no ar, ainda mais especiais.

Risoto de Brie com Medalhões na Páprica

Risoto de Brie com Medalhões na Páprica

-700 g de filé-mignon
-360 g de arroz arbóreo
-180 g de queijo Brie
-60 g de manteiga
-2 g de páprica defumada
-2 g de páprica picante
-8 folhas de manjericão
-6 ramos de alecrim
-3 dentes de alho
-2 cebolas médias
-2 tomates grandes
-1 cenoura pequena
-150 ml de vinho branco

Preparo

Caldo de legumes – corte uma cebola, um tomate e a cenoura em pedaços grandes e coloque em uma panela média com o manjericão. Cubra com dois litros de água e deixe ferver por cinco minutos. Retire os legumes e reserve.

Risoto: corte a outra cebola, pique o alho e leve à panela para refogar com 1/3 da manteiga e um fio de azeite. Acrescente o arroz arbóreo e deixe fritar por um minuto antes de colocar o  vinho. Não pare de mexer por pelo menos 40 segundos, até que o álcool evapore completamente. Corte o tomate em cubos e acrescente à panela e então comece a adicionar o caldo de legumes concha por concha até cobrir o arroz, mexendo continuamente até a cocção completa do arroz (entre 15 e 18 minutos). Aí, é só acrescentar uma parte do queijo Brie cortado em cubos (reserve quatro fatias para a carne) mexendo até derreter. Reserve.

Carne: tempere cada pedaço com páprica defumada, páprica picante e um pouco de sal. Aqueça uma frigideira com 2/3 da manteiga e dois fios de azeite; quando estiver bem quente, adicione os filés e o alecrim, deixe fritar por três minutos de cada lado, regando sempre com a manteiga que está no fundo da frigideira. Cubra com uma fatia de queijo Brie. Sirva em um prato fundo. Rende quatro porções.

Harmonização

Para harmonizar, um rótulo fresco com bastante intensidade aromática, notas de amora e de ameixa preta, que combina perfeitamente com queijos e carnes.

Vinho Duquesa Maria

Vinho Duquesa Maria, 750 ml, Alentejo, Português

Crédito | Fotos Shutterstock / Divulgação

Recomendados para você