Hot Buttered Rum, um Drink Amanteigado

Sabor doce, toques de especiarias e textura cremosa

Mais recentes

Aprenda como preparar um drink com manteiga

Pode parecer estranho para alguns, mas adicionar manteiga à bebida é o que se faz na hora de preparar um bom Hot Buttered Rum que, na tradução para o português, significa “rum amanteigado quente”. Mas de onde veio essa ideia? Embora tenha se popularizado na América colonial por volta do século XVII, quando o rum era uma das bebidas mais consumidas nos Estados Unidos, registros dão conta de que, provavelmente, o drink tem origem na Inglaterra.

Hot Buttered Rum

Independentemente do local onde foi criado, o fato é que o Hot Buttered Rum é a bebida ideal para aquecer o corpo nos dias mais frios de inverno. Rum, água quente, açúcar mascavo, canela, noz-moscada e cravo são os ingredientes da receita original, tradicionalmente servida em uma caneca bem quente com colher – item que tem a importante missão de misturar a manteiga derretida.

Com o tempo, o drink ganhou variações. Por exemplo, em países com inverno menos rigoroso, o sorvete de baunilha pode substituir a manteiga. Há, ainda, versões não alcoólicas e outras que levam, além do açúcar, uma boa quantidade de mel. De qualquer maneira, se você quer se sentir aquecido neste inverno, experimente fazer o Hot Buttered Rum.

Manteiga

Hot Buttered Rum

Ingredientes

–  1 colher (sopa) de açúcar mascavo

–  1 colher (sopa) de manteiga sem sal

–   3 cravos-da-índia

–  1 pitada de noz-moscada ralada

–  1 pau de canela

–  60 ml de água quente

–  60 ml de rum

Preparo 

Leve o açúcar mascavo, a manteiga e os cravos-da-índia ao fogo baixo até derreter a manteiga e dissolver completamente o açúcar, mexendo bem. Coloque a mistura em um copo, adicione o rum e a água bem quente e mexa. Acrescente o pau de canela para dar sabor e finalize com a noz-moscada ralada na hora.

Dicas: se quiser uma bebida mais temperada, acrescente anis-estrelado, gengibre ou pimenta-da-Jamaica. Por ser uma bebida doce, é uma ótima ideia servi-la após o jantar em uma noite fria.

Crédito | Fotos Shuttertock

Recomendados para você