Giuseppe Ferro Espaguete

Especialistas testaram e elegeram o Giuseppe Ferro como o melhor espaguete do tipo grano duro; massa tem muitos benefícios em relação às tradicionais

Mais recentes

Campeão Absoluto

Algumas receitas recomendam o uso da massa tipo grano duro, mas nem todo mundo sabe por quê. O que acontece é que o produto é feito com uma espécie diferente de trigo, o Triticum durum. Que proporciona uma série de benefícios quando comparado às massas feitas com o trigo comum. Como o clima no Brasil não é adequado para o cultivo desse trigo, a maioria das massas grano duro são importadas, principalmente da Itália. É o caso do Giuseppe Ferro, eleito por especialistas como o melhor espaguete desse tipo.

Giuseppe Ferro

Embora seja feita basicamente dos mesmos ingredientes, a massa tipo grano duro varia bastante em relação à quantidade de cortes. O que representa facilidade na hora de adaptar as receitas e combinar com diversos molhos, usando diferentes modos de preparo.

Giuseppe Ferro 2

Confira alguns tipos de grano duro:

 Longos  – Espaguete, Fettuccine, Tagliatelle, Capellini, Bavette.

 Curtos  – Penne, Farfalle, Conchiglione, Orecchiette, Rotelle.

 Outros – Canellone, Lasanha, Ravioli, Tortellini.

Por que optar pelo grano duro?

Há vantagens em escolher a massa tipo grano duro na hora de planejar suas receitas:

– O processo de moagem do Triticum durum utilizado na produção da massa grano duro mantém a maioria dos nutrientes presentes em sua composição.

– O índice glicêmico da massa grano duro é baixo e o produto tem mais fibras. Do ponto de vista nutricional, vale destacar os carotenoides, que têm ação antioxidante.

– O grano duro tem mais glúten e proteína, o que dá origem a uma massa mais firme. Isso quer dizer que ele não corre o risco de desmanchar durante o preparo.

– A quantidade de amido liberado durante o cozimento é menor e, por isso, a massa fica mais soltinha e al dente, ponto considerado perfeito pelos italianos. 

Giuseppe Ferro 3

Giuseppe Ferro: O Campeão

Neste ano, o Paladar, caderno de gastronomia do Estadão, convidou um grupo de especialistas para testar dez marcas de espaguete grano duro disponíveis no Brasil. O júri levou em conta os seguintes critérios: sabor, aparência, textura, performance da massa durante o cozimento e quando misturada ao molho e o tempo de cozimento.

O melhor espaguete grano duro, de acordo com os testes, é o italiano Giuseppe Ferro. O produto, que pode ser encontrado nas lojas da rede Imperatriz, é fabricado em Molise, região que fica no sul da Itália, a 730 metros de altitude – o que confere as condições ideais para a produção dos melhores grãos de trigo Triticum durum. 

Crédito | Fotos Divulgação e Shutterstock

Recomendados para você